A tecnologia serve para melhorar nossas vidas, muitas delas serão utilizadas em um futuro breve, logo teremos a realização do Enem digital pela primeira vez e muitos alunos estão apreensivos para saber como vai funcionar, aqui vai encontrar todas as informações sobre esse novos sistema que está sendo implantado.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sofreu algumas mudanças nos últimos tempos, sendo um processo de avaliação na aprendizagem escolar que passou a ser adotado como fator de classificação nos vestibulares nas universidades publicas e privadas.
Com a nota do Enem os alunos podem obter vagas em instituições em todo país e assim conseguir ingressar no ensino superior, tem sido muito procurado.
Inclusive funciona em paralelo com outros programas do Governo como o SISU 221, que é o Sistema de Seleção Unificada no qual disponibiliza vagas para o primeiro e segundo semestre, por tanto terá 2 chances durante o ano para entrar na universidade.
As vagas no setor publico podem não ser suficiente para a absorver a demanda então o Programa Universidade Para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos no ensino superior em instituições privadas, para quem concluiu o ensino médio na rede publica ou como bolsista integral em escolas privadas.
Sabendo que o Enem na forma tradicional acontece da seguinte maneira, são 2 provas com duração 5 horas, sendo realizados em 2 domingos consecutivos, e mais uma redação no qual somará a pontuação que definirá se você foi aprovado ou não.
Sendo realizadas no mês de novembro, e os alunos tem acesso ao gabarito para conferir as questões assertivas até que saia o resultado oficial, pois demora um pouco já que a prova é impressa.
O que muda com o Enem Digital?
Sendo que o Enem Digital será aplicado em conteúdo da mesma forma,serão 4 provas cada uma contendo 45 questões e uma redação, sendo diferente quanto ao acesso ao gabarito e mudará o local.
O gabarito será pelo computador e quanto ao local, de inicio as provas serão aplicadas em laboratórios de informática de instituições previamente informadas.
Ao contrário que muitos pensam , como este anos erá feito como teste, então não poderá ser realizado em casa, e sim em locais definidos e que ofereçam certa segurança e assim evitar fraudes.
Os computadores terão as configurações e seguranças ideias, já que serão em laboratórios anteriormente selecionados.
O modo de inscrição continua o mesmo, sendo preciso pagar a taxa, logo depois será enviado o cartão do candidato com informações sobre data e local de prova.
Essas informações presentes no cartão são datas de provas, onde será feito o exame, tudo para que o candidato possa ter segurança, a dica é comparecer pelo menos 30 minutos com antecedência para evitar atrasos.
Caso os portões se fechem não conseguirá entrar e não será possível realizar a prova.